domingo, 26 de agosto de 2012

Cientistas que fizeram história - Charles Darwin




Charles Robert DARWIN (1809-1882)

Nasceu em Shrewsbury, na Inglaterra, no dia 12 de fevereiro de 1809. Foi o quinto dos seis filhos do médico Robert Darwin e sua esposa Susannah Darwin.  Pertencia à notável e rica família Darwin por parte de seu pai e Wedgwood por parte de sua mãe, as quais eram ligadas à elite intelectual da época. Seu avô Erasmus Darwin era poeta, médico e filósofo. Porém, quando tinha apenas oito anos, sua mãe morreu. Darwin nunca foi um aluno brilhante, pois se interessava mais em colecionar  minerais, insetos, ovos de pássaros, pela caça, cães e ratos do que em estudar as matérias ensinadas na escola.
Para cumprir a vontade do pai, Darwin foi estudar Medicina na Universidade de Edimburgo. Contudo, sua aversão à prática cirúrgica da época levou-o a negligenciar os estudos médicos (ele descobriu que não daria para seguir o curso de Medicina quando teve que operar um doente sem anestesia), resolve abandonar o curso e ingressa na Universidade de Cambridge, para estudar Teologia e Matemática., com o intuito de seguir o sacerdócio anglicano.  Em Cambridge, entretanto, Darwin preferia cavalgar a ficar estudando. Ele também passava muito do seu tempo coletando besouros (escaravelhos) com o seu primo William Darwin Fox.  Ficou amigo do seu professor de Botânica, John Henslow. Foi o professor Henslow que encaminhou Darwin para a viagem mais importante da sua vida.
Em 1831, Darwin recebeu uma carta do professor Henslow  informando que  o navio H.M.S.  Beagle, da Real Marinha Britânica, iria partir para uma expedição de dois anos e que havia uma vaga para um naturalista que teria como função cartografar as costas da América do Sul. Henslow, como um bom professor, sugeriu que Darwin procurasse o capitão do navio Robert FitzRoy, de quem Darwin se tornou amigo.
            A viagem a bordo do Beagle – que de dois passou para cinco anos – mudou definitivamente a sua vida e a história da Biologia. O Beagle era uma corveta de três mastros, com 25 metros de comprimento e com uma tripulação de 70 homens. Partiu de Davenport  dia 27 de Dezembro(terça-feira) de 1831 só retornando em 02 de outubro de 1836, um domingo, quando desembarca em Falmouth-Cornwall. Na volta estava convencido de que as espécies animais sofrem mudanças. Porém, não sabia como isso ocorria.
(Depois vou fazer um post só sobre a viagem de Darwin a bordo do Beagle)
Em 29 de janeiro de 1839, Darwin casou-se com uma prima, Emma Wedgwood , juntos tiveram 10 filhos sendo que  três morreram prematuramente. No início, moravam em Londres, mas em 1842 o casal passou a viver em Downe, no condado de Kent, em uma casa de campo (hoje transformada em museu) devido aos problemas de saúde que Darwin carregaria até a morte. Seu mal, foi mais tarde atribuído à picada de um inseto que, durante sua viagem pelos mares do sul, lhe transmitiu a então desconhecida doença de Chagas.  Por sua saúde frágil, Darwin passou a concentrar-se em seu trabalho, quase não saindo mais de casa. Seu pai, Robert Darwin morre em 13 de novembro de 1848.
Em 1859, Darwin lançou sua obra-prima, Origem das espécies, que se tornou um dos livros mais importantes da história da biologia. Nele, Darwin propõe a teoria de que os organismos vivos evoluem gradualmente através da seleção natural.
Um fato fez com que Darwin agilizasse a publicação de sua teoria, em 1856, Lyell leu um artigo sobre a introdução de espécies escrito por um naturalista, chamado Alfred Russel Wallace, e seu artigo era muito similar à teoria de Darwin. Então Lyell pressionou o naturalista para que publicasse o quanto antes sua teoria, assim poderia provar que a desenvolveu antes de Wallace. Mas ao invés de lançar o livro na frente de Wallace ele propôs uma apresentação conjunta de seus artigos, já que suas teorias se completavam..
Quando o livro foi publicado, Charles Darwin foi acometido de novas enfermidades. Ele descreveu uma "terrível e longa ânsia de vômito", "furúnculos que ardiam", além de se sentir "extremamente mal e em cacos". Fugiu para uma estância hidromineral no norte da Inglaterra, onde se escondeu do mundo por dois meses.
Darwin havia acumulado tantos fatos para fundamentar sua teoria que seus argumentos eram difíceis de refutar. Mas a implicação de que todos os seres vivos descendem de um ancestral comum insere o Homem no esquema evolutivo, dando início a uma das maiores controvérsias científico, e cujos efeitos se fazem sentir até os nossos dias.
Darwin morreu em Downe, na Inglaterra, em 19 de abril de 1882. Ele deveria ter sido enterrado no jardim da igreja de St. Mary em Downe, mas atendendo ao pedido de seus colegas cientistas, William Spottiswoode, presidente da Royal Society, cuidou para que ele tivesse um funeral de estado. Darwin foi enterrado na abadia de Westminster, próximo a Charles Lyell, William Herschel e Isaac Newton.  Emma, sua esposa, morreu em 07 de outubro de 1896.

Fontes consultadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário