terça-feira, 11 de setembro de 2012

Erva Daninha Danadinha e Disseminação de Sementes


Caminhando semana passada por entre o sítio, fotografei esta planta cosmopolita, ou seja, comum a várias regiões do mundo, conhecida como PICÃO-PRETO. A forma de disseminação das sementes desta planta é bem interessante. Então, fui pesquisar um pouco sobre ela para postar aqui no blog.

CURIOSIDADES: O nome científico do picão=preto é Bidens pilosa. Esta denominação vem do latim,
Bidens
significa dois dentes (na foto você percebe duas ou quatro projeções em cada semente de cor preta) e
pilosa
devido a presença de pelos nas bracteas. Pertencente a Família Asteraceae, esta planta é encontrada praticamente em todo território brasileiro, sendo considerada pelos agricultores como uma erva daninha, pois tem alto potencial competitivo, podendo ser hospedeira de nematóides, fungos e pulgões prejudiciais a lavoura.

Esta plantinha também têm o seu potencial farmacológico, sendo usada para preparações medicinais. Por exemplo, os nativos da Amazônia a utilizam para tratar malária, hepatite e infecções.

Sobre a interessante forma de dispersão das sementes através das unidades de dispersão ou diásporos(do grego “diáspora” = dispersão) podemos acrescentar que este tipo de disseminação é chamada de epizoocoria, isto porque as sementes grudam nos pelos dos animaise estes as disseminam acidentalmente na natureza (as sementes pegam carona nos pelos dos animais). Tais sementinhas danadinhas têm alto poder de dormência, podendo levar até 10 anos para germinarem.

DICA No Portal do PROFESSOR tem roteiros de Aulas sobre este tema, consulte os endereços abaixo
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15631
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=24831

2 comentários:

  1. Ola sou conhecida como daninha a 27 anos e nao conhecia a planta e so agora que conheci se que e venenosa mas eu nao sou pelo contrario sou muito docil calma e carinhosa e so nao pisar no meu calo porque eu solto meu veneno por isso sou daninha danadinha

    ResponderExcluir
  2. Como é na base dela sem a parte da semente? o dente (parte preta), gostaria de saber como é seu formato sem essa parte e se tem algum toxina.

    ResponderExcluir