terça-feira, 9 de outubro de 2012

AS CORES DA PRIMAVERA

A primavera chegou e uma profusão de cores e flores dão mais vida a cidade. Como não contemplar o esplendor dos cachos da Cassia fistula. Hoje, ao estacionar o carro para mais um dia rotineiro de trabalho, esta bela árvore chamou-me a atenção.
A Cássia Imperial, - Cassia fistula, também conhecida como Canafístula ou chuva de ouro ou simplesmente senna, é uma árvore da família das Fabáceas, sub-família Caesalpinioideae, com origem no Sudeste da Ásia. Gosta de Sol pleno, tem um ciclo de vida perene, sendo muito apreciada pela beleza de seus cachos de flores amarelas. As vagens, folhas e flores são usadas na medicina popular como laxativos, purgativos, anti-reumáticos, cicatrizantes e antinflamatórios.
Outra flor que me chamou atenção hoje foi a da Palma forrageira (Opuntia ficus-indica Mill). Em Alagoas, a Palma serve de alimento para o gado (são plantados cerca de 200 mil hectares).Entretanto, em algumas regiões, a palma é usada na alimentação humana. São utilizados tanto o broto quanto a planta adulta. Mundialmente ela serve para produzir forragem, verdura para consumo(brotos),a fruta é muito apreciada no México.
A Palma forrageira pertence a Família Cactaceae; subfamília Opuntioideae. Planta xerófita, possui caule cilíndrico e seus ramos (cladódios), são conhecidos como palmas (ou raquetes), são achatados, carnosos e em formato oval.
Os ramos (palmas ou cladódios) são os responsáveis pela fotossíntese, suas folhas foram transmutadas nos espinhos que, nesta espécie, são esparsos e pequenos, e até ausentes. As flores possuem tons avermelhados,seus estames são longos e róseos,como você pode observar na foto.
E para fechar este Post, que tal a flor do Flamboyant (Delonix regia), considerada uma das árvores mais belas do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário