sábado, 20 de outubro de 2012

CARACTERÍSTICAS DOS MANGUEZAIS DO CELMM

O manguezal é um ECÓTONO (do grego: oikos: casa e tonus: tensão) ou seja, consiste em uma área de transição ambiental. Ele é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho, estando sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
A riqueza biológica dos ecossistemas costeiros faz com que essas áreas sejam os grandes "berçários" naturais, tanto para as espécies características desses ambientes, como para peixes e outros animais que migram para as áreas costeiras durante, pelo menos, uma fase do ciclo de sua vida. O CELMM - Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba constitui uma grande riqueza de vida em Alagoas, formado pela interligação de vários canais, lagunas e uma vasta área de manguezal.
O CELMM é uma região de ESTUÁRIO (do latim aestus – maré ou turbilhão) porque além de desaguadouro dos rios, formando as lagunas e canais, a salinidade é intermediaria entre o mar e a água doce com ação das marés que constitui um importante regulador físico.
Nos manguezais a vegetação arbórea é constituída por poucas espécies halófitas (tolerantes à salinidade)que apresentam adaptações estruturais e fisiológicas necessárias as condições oferecidas por esse ambiente sendo composta por 3(três) tipos predominantes: Avicennia Germinans L., vulgarmente chamada de mangue preto, a Rhizophora Mangle L., também conhecida como gaitera ou mangue vermelho, e a Laguncularia racemosa C. F. Gaertn (conhecida como mangue branco ou tinteira). Porém pode-se encontrar também alguns Conocarpus erectus (mangue de botão).
Para a fixação em um solo lamoso, o mangue-vermelho (Rhizophora mangle) possui rizóforos que auxiliam na respiração e suatentação da planta. Durante muito tempo, essas estruturas foram citadas como raízes escoras ou suporte; porém sua estrutura anatômica caulinar foi comprovada por Menezes (1993). Apenas nas extremidades, esses órgãos produzem raízes adventícias.A espécie reproduz-se através de sementes (propágulos conhecidos vulgarmente como canetas) que germinam ainda presas à planta-mãe, aumentando as chances da espécie se propagar.
O solo do manguezal é lodoso-arenoso, pobre em oxigênio e rico em nutrientes, pois possui grande quantidade de matéria orgânica parcialmente decomposta, o que deixa a região com odor característico.
A fauna é constituida por uma grande variedade de peixes, moluscos(ostra,craca, sururu, massunin, taioba), caranguejos(Uça, Guaiamun, Aratu, Xié ou Chama-maré), crustáceos e aves migratórias(Garças, andorinhas, colhereiros, martins-pescadores, bem-te-vi,socós, carcará).
Em um outro momento farei um POST sobre a importância dos manguezais e seus graves problemas ambientais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário