terça-feira, 9 de outubro de 2012

DEZ DICAS ECOLÓGICAS PARA O DIA DAS CRIANÇAS

Tomar banho de mangueira, brincar de guerra de balões de água e todas as demais brincadeiras que envolvam desperdício de água podem ser divertidas, mas não são boas opções para serem realizadas com as crianças. Devemos despertar a consciência ambiental nas nossas crianças desde pequenos. Então, confira 10 dicas ecológicas para colaborar com o meio ambiente e curtir as crianças no dia dedicado inteiramente à elas:
1. Visite um parque ecológico. Lá, ande descalço na grama com suas crianças, brinque de contar ou observar as árvores que estão ao redor. Chame a atenção dos pequenos para os vários tipos de sons produzidos pelos pássaros. As crianças irão aperfeiçoar a percepção ambiental. 2. Faça um piquenique em família. Não esqueça de levar na cesta, além de repelente e filtro solar, água e alimentos. Escolha frutas maduras da estação, um bolo simples, sanduíches individuais e sucos de frutas que não sejam ácidas (pois podem amargar), uma bonita toalha xadrez e um saco para ensinar as crianças a recolherem o lixo. Aproveite o dia para contar histórias com as crianças, jogar bola, brincar de passar anel, pular corda, jogar peteca, brincar de esconde-esconde, dentre outras tantas brincadeiras saudáveis que você pode ensinar a elas. E que tal apresentar aos pequenos o curioso mundo dos insetos? Observem formigas, borboletas, joaninhas...estimule o espírito de aventura.
3. Ande de bicicleta com seus filhos. Andar de bicicleta é uma brincadeira saudável e muito divertida. É uma forma de você associar exercícios físicos ao prazer. E a melhor maneira de ensinar uma criança é pelo exemplo.
4. Vá a praia. Praias e parques incentivam atividades muito agradáveis e permitem que soltem a imaginação. Mas atenção: procure se informar sobre a balneabilidade das praias. Ande na areia com as crianças, faça castelinhos, desperte o investigador científico que existe dentro de você e observe, descreva, desenhe ou fotografe junto com seu filho.
5. Faça uma oficina de reciclagem criativa. Convide outras crianças para a oficina e ensine-os a reciclar os materiais. Você pode transformar materiais que iriam para o lixo em fontes de alegrias. 6. Transforme a cozinha em um pequeno laboratório lúdico de experimentação. As crianças podem ampliar o paladar conhecendo novos alimentos e sabores. Uma aula de culinária pode ser divertida, saborosa e didática.
7. Faça um resgate histórico da família. Que tal montar um álbum de família contando a história dos avós até os dias atuais com recortes e dados obtidos com a família. Você pode estimulá-los a entrevistarem tios, avós, primos e montar junto com eles este portfólio da família. O importante é desenvolver a interação da criança com sua família, fazendo com que compreendam seu meio ambiente. 8. Assista um filme que tenha uma mensagem ecológica. Existem vários filmes/ desenhos que abordam este tema. Algumas sugestões: Rei Leão, Procurando Nemo, Happy Feet, A Era do Gelo, Avatar, entre outros.
9. Dance com eles. O tempo é implacável, e com a idade vamos diminuindo a mobilidade, então que tal aproveitar este dia para dançar com as crianças? Dançar além de ser divertido, melhora o físico e estimula sentimentos. 10. Faça ARTE com seu filho. Desenhe, faça trabalhos manuais, pinte, recorte, cole, resgate a criança adormecida dentro de você. Aproveite o dia para ensinar, aprender e fortalecer o relacionamento familiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário