quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Por que gosto tanto de fotografar?

"De todos os meios de expressão, a fotografia é o único que fixa para sempre o instante preciso e transitório. Nós, fotógrafos, lidamos com coisas que estão continuamente desaparecendo e, uma vez desaparecidas, não há mecanismo no mundo capaz de fazê-Ias voltar outra vez. Não podemos revelar ou copiar uma memória”. (Henri Cartier-Bresson)
Gosto de sair clicando tudo o que vejo. Quanto fotografo tenho a sensação de que posso eternizar um instante, transformar um segundo em uma imagem que poderá ficar para sempre. Quando meus filhos eram crianças, fotografar era bem mais difícil... exigia todo um ritual que tinha início na compra do filme, das pilhas para máquina... havia uma preocupação maior ao apertar o "click" da máquina, uma vez que geralmente só era usada em momentos especiais. E ao revelar o filme podíamos ver a "magia" da fotografia. Tirei tantas fotos deles quando crianças que posso hoje contar a história de suas vidas somente através de imagens. Como foi bom ter feito isto! Volta e meio me pego olhando algumas destas fotos e quantas coisas a memória esquece e a fotografia relembra... cenas do cotidiano, mas que marcam rituais de passagens, tais como o primeiro banho dado pela vovó, os primeiros passos, o início da vida escolar, a primeira aula de natação...eternamente registrados. Meu esposo, certa vez escreveu uma frase quando ainda estávamos nos conhecendo, dizia "Para os olhos lembrarem, quando o coração esquecer". Acredito que fotografia se encaixe nesta frase... apesar do coração nunca esquecer os momentos vividos em família, a mente esquece detalhes que poderão ser relembrados se foram escritos com luz.
O nome já diz tudo: foto-grafia. Foto quer dizer luz, e grafia é a escrita da luz. Fotografar é escrever com luz! "A fotografia é minha segunda linguagem." - Gary Kapluggin "Fotografar é imortalizar um momento único, ao qual não se poderá mais voltar, senão através daquele registro. Nada mais que um simples clique, um momento, um único e eterno registro." (desconheço o autor)

Nenhum comentário:

Postar um comentário