sexta-feira, 12 de outubro de 2012

PROFESSOR: PROFISSÃO CORAGEM

O correr da vida embrulha tudo. A vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem
A frase é de Guimarães Rosa,mas descreve perfeitamente o ser PROFESSOR. São muitos os desafios que enfrentamos a cada novo ano e temos que ser corajosos para chegarmos ao final do ano letivo com a mesma determinação que iniciamos.
Ensinar, às vezes, cansa. São tantas pressões que sofremos atualmente: É preciso ensinar a cuidar do Planeta, a respeitar a diversidade, a ser tolerante, a ter responsabilidade social,a ser empreendedor. Ensinar valores, muitas vezes esquecidos pela família, gentileza, generosidade, gratidão, responsabilidade, solidariedade. Ensinar a ler, escrever,interpretar,comparar, sintetizar... UFA!!!
No ambiente escolar, muitas vezes, além de professores somos psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, secretários, e tantos outros PAPÉIS que nos são colocados a PROVA a cada novo dia letivo. A rotina é dura, mas somos corajosos. E por que insistimos na profissão?
Porque acreditamos que podemos FAZER DIFERENÇA na vida do outro, Porque somos idealistas, Porque o futuro passa pelas nossas mãos e o presente exige da gente CORAGEM!

Nenhum comentário:

Postar um comentário