quarta-feira, 14 de novembro de 2012

14 de novembro: DIA MUNDIAL DO DIABETES

O Símbolo da Diabetes é um círculo azul. A FORMA simboliza a União e o
azul representa o céu e é a mesma cor da bandeira das Nações Unidas, que representa também a união entre os países.

A Diabetes Mellitus está entre as 5 doenças que mais matam, chegando cada vez mais ao topo da lista. É uma doença metabólica caracterizada pelo aumento anormal de glicose (açúcar) no sangue. O motivo deste aumento pode ser:
  • Porque as células do pâncreas sofrem destruição autoimune e são totalmente destruídas, não fabricando mais a insulina (hormônio que ajuda a glicose a entrar nas células) - DIABETES TIPO 1. Este tipo também é conhecida como diabetes insulinodependente, diabetes infanto-juvenil e diabetes imunomediado.
  • Porque a produção de insulina não é suficiente ou as células não conseguem aproveitá-la da forma correta - DIABETE TIPO 2. É também chamado de diabetes não insulinodependente ou diabetes do adulto.
  • Porque a glicose se eleva durante a gravidez - DIABETE GESTACIONAL. Geralmente a glicose no sangue se normaliza após o parto. No entanto as mulheres que apresentam ou apresentaram diabetes gestacional, possuem maior risco de desenvolverem diabetes tipo 2 tardiamente, o mesmo ocorrendo com os filhos.
  • SINTOMAS DA DIABETES 

Fatores de risco: Hereditariedade – Sedentarismo – Estresse – Triglicérides elevados


Diagnóstico: Avaliação dos níveis de glicose no exame de sangue e pelo exame de urina, chamado glicosúria. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário