segunda-feira, 19 de novembro de 2012

19 de Novembro - DIA DA BANDEIRA.




Quando pequena o dia da BANDEIRA era marcado por vários eventos, principalmente na Escola. Todos os alunos em fila, na distância exata de um braço,colocavam-se em posição de sentido (ou com a mão direita ao peito) e então três alunos, escolhidos por seus méritos, eram convidados para hastearem a bandeira... e como eram invejados... pela honra dada à eles de elevar o SÍMBOLO NACIONAL ao mais alto mastro. TODOS, com orgulho patriótico entoavam o HINO À BANDEIRA NACIONAL, com Letra de Olavo Bilac e Música de Francisco Braga o hino era cantado  quase como um poema de amor ao Brasil...


Salve, lindo pendão da esperança,
Salve, símbolo augusto da paz!
Tua nobre presença à lembrança
A grandeza da Pátria nos traz.

Recebe o afeto que se encerra
Em nosso peito juvenil,
Querido símbolo da terra,  
Da amada terra do Brasil...
Em que momento perdemos nossa identidade? Por que os alunos de hoje não conhecem mais os símbolos nacionais? Por que só se canta o Hino Nacional no início de atividades esportivas? Melhor dizendo... jogo de Futebol?

Com medo do autoritarismo e da ditadura, abandonamos o CIVISMO. Os alunos de hoje, tem mais liberdade de expressão, mas foram privados de desenvolverem um espírito cívico. Eliminaram dos currículos matérias como EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA e a tão criticada OSPB (Organização Social e Política do Brasil), como forma de banir os resquícios da ditadura militar. Mas deixaram uma lacuna na formação dos nossos estudantes. Não podemos culpá-los da alienação política, nem tão pouco do desconhecimento dos símbolos nacionais. A Escola e a Família focaram nas habilidades e aptidões individuais e deixaram de lado o CONVIVER, o sentimento de solidariedade humana, o aprimoramento do caráter, com apoio na ÉTICA, na dedicação à família e à comunidade. Haja vista o aumento da violência na sociedade e, notoriamente, nas escolas. Precisamos buscar um equilíbrio entre o individual e o social, entre direitos e deveres, entre o ter e o ser, entre atitudes e consequências. Se entendermos que a educação é um processo de construção contínua, coletiva e permanente de formação do indivíduo, a escola é, portanto, um ambiente privilegiado para essa formação, porque trabalha  o conhecimento com atitudes, valores e a formação para cidadania.



CURIOSIDADES

Os outros símbolos Oficiais da República Federativa do Brasil são as armas nacionais, o hino nacional e o selo nacional.

A bandeira atual tem por base um retângulo verde com proporções de 7:10, sobrepondo-se um losango amarelo e um círculo azul, no meio do qual está atravessada uma faixa branca com o lema nacional, "Ordem e Progresso", em letras maiúsculas verdes, sendo a letra E central um pouco menor, além de vinte e sete estrelas brancas.
 Fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_do_Brasil.




Nenhum comentário:

Postar um comentário