domingo, 25 de novembro de 2012

A RELAÇÃO ENTRE GESTÃO DEMOCRÁTICA, SUSTENTABILIDADE E RESPONSABILIDADE SOCIAL NA ESCOLA


A prática da gestão democrática na escola passa por uma adoção de princípios e práticas sustentáveis e de responsabilidade social. O desafio de uma gestão responsável está no fazer sustentável com o envolvimento de toda comunidade escolar, organizando ações que desencadeiem a participação social no planejamento, na tomada de decisões, na definição do uso dos recursos, nos momentos de avaliações da escola e da sua política educacional. Torna-se cada vez mais importante e primordial a transformação do espaço escolar em  um espaço participativo, onde as três dimensões da sustentabilidade sejam contempladas: econômica, sustentável e social.
A Escola deve trazer em seu Projeto Político Pedagógico (PPP) a promoção da sustentabilidade com metas já traçadas, minimizando impactos ambientais com seus insumos e estabelecendo ações e decisões comprometidas e coletivas,  fazendo o desenvolvimento sustentável acontecer de fato no espaço escolar.
O PPP é por si a própria organização do espaço escolar. Neste sentido, o fazer pedagógico acontecerá de forma coletiva e espontânea. 
O papel do gestor na implementação das ações propostas no PPP é fundamental, pois para que elas sejam efetivamente realizadas é necessário que sejam criados mecanismos que permitam sua implantação e manutenção, além de estratégias para prever a disponibilidade de meios físicos, materiais, humanos e financeiros.
A sustentabilidade expressa um conjunto de princípios, valores e atitudes que contribuem para a prática pedagógica. Uma escola sustentável educa para cidadania, onde aprende-se a cuidar de si, dos outros, do seu espaço  e do planeta.  Envolve uma cultura de paz e justiça social, capacidade de reação e transformação para um futuro sustentável.
Finalmente, cabe ressaltar que a escola tem um papel fundamental no desenvolvimento de uma consciência ambiental e planetária. Para tanto, se faz necessário uma  reorganização do currículo e do espaço escolar para consolidação de um ambiente mais responsável e sustentável, assim como para a melhoria da  qualidade de vida.


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