sábado, 10 de novembro de 2012

DIA SEM TRIGO

Hoje, dia 10 de Novembro, é comemorado o DIA DO TRIGO, mas como eu faço parte do GRUPO DE CELÍACOS DE ALAGOAS, o dia de hoje, assim como todos os outros dias do ano para quem tem a DOENÇA CELÍACA é o DIA SEM TRIGO. Vou aproveitar este dia para falar um pouco mais sobre Doença Celíaca.

A Doença Celíaca (DC) é uma doença autoimune que se caracteriza pela intolerância permanente ao glúten. Uma enteropatia que afeta o intestino delgado em crianças e adultos geneticamente predispostos, precipitada pela ingestão de alimentos contendo glúten.O Glúten é uma proteína presente no trigo, aveia, centeio, cevada e malte (sub-produto da cevada).Nos indivíduos afetados, a ingestão de glúten causa danos as vilosidades que revestem a parede do intestino delgado.


A doença pode se apresentar de 3 formas clínicas: CLÁSSICA, ATÍPICA E SILENCIOSA.Os sintomas intestinais são os mais comuns, na forma clássica, incluem diarréia crônica ou prisão de ventre, inchaço e flatulência, irritabilidade, e pouco ganho de peso. Os pacientes podem apresentar atraso de crescimento e da puberdade, anemia da carência de ferro, osteopenia ou osteoporose, exames anormais de fígado, vários tipos de câncer e uma erupção na pele que faz coçar chamada dermatite herpetiforme. O celíaco também pode não apresentar nenhum sintoma.


O diagnóstico pode ser feito por testes sorológicos (exames de sangue)  para detecção da intolerância ao glúten que  incluem as dosagens de anticorpos antigliadina, antiendomísio e antitransglutaminase. 
Confirmada a positividade nos testes o paciente tem que fazer a BIÓPSIA DO INTESTINO DELGADO  para fechar o diagnóstico. O único tratamento para doença celíaca é a DIETA TOTALMENTE ISENTA DE GLÚTEN.

O Grupo de Celíacos de Alagoas é fruto da iniciativa de pais, parentes, amigos de celíacos e profissionais da saúde , foi criado no dia 1º de novembro de 2008 e tem como objetivo:

 Melhorar a qualidade de vida dos portadores de doença celíaca do nosso Estado.


Somos TODOS voluntários e acreditamos que "isolados somos ilhas, continente". O grupo mantém contato com a FENACELBRA (FEDERAÇÃO NACIONAL DAS ASSOCIAÇÕES DE CELÍACOS DO BRASIL) e tem como meta a fundação da Associação dos Celíacos de Alagoas (ACELBRA-AL).


Esta semana foi muito especial para todos que participam desta caminhada... conseguimos participar, na segunda-feira, da reunião da LIGA DE GASTROENTEROLOGISTAS de Alagoas e Hoje, fizemos uma Palestra para o LIONS CLUBES. Então, no dia do trigo, podemos dizer que a semana foi 

FELIZ SEM GLUTEN!


Nenhum comentário:

Postar um comentário