terça-feira, 13 de novembro de 2012

FLOR DA CRAIBEIRA: ÁRVORE SÍMBOLO DE ALAGOAS



O Amarelo dourado das flores da Craibeira enfeitam Alagoas. Árvore de porte regular, se ergue magnífica e imponente, anunciando que o natal se aproxima. É um espetáculo de rara beleza observar a floração que ocorre entre os meses de novembro/dezembro.  Natural da Caatinga, Cerrado e Pantanal ela foi escolhida como árvore símbolo do estado de Alagoas.
No POST de hoje, vamos conhecer um pouco mais sobre esta linda árvore...
CEPA, NOVEMBRO/ 2012
CURIOSIDADE

O Decreto 6.239, de 29/4/1985, institucionaliza a Craibeira como árvore símbolo de Alagoas. O governador Suruagi, tendo em vista "a freqüência nas diversas regiões fisiográficas do estado, com largo significado popular e econômico para suas populações, e, sua grande utilidade para os habitantes da regiões ribeirinhas do São Francisco e de todas as lagoas, e considerando a existência que sugere aos estados instituírem sua árvore símbolo" resolveu transformar a Tabebuia caraiba BUR ( Tecoma caraiba Mart.) como árvore símbolo de Alagoas. No Bosque dos Estados" área do IBDF, em Brasília, está plantada uma Caraibeira, simbolizando Alagoas. Publicou-se: Craibeira. Árvore Símbolo de Alagoas, Maceió, SERGASA, 1985
O nome popular "paratudo" deve-se ao fato de que os pantaneiros do Brasil mascam a casca como remédio para problemas no estômago, vermes, diabetes, inflamações e febres. O nome popular Ipê, em tupi-guarani, significa "árvore de casca grossa" e tabebuia é "pau" ou "madeira que flutua".

A sabedoria popular diz que “onde nasce craibeira, tem um olho d’água” ou “quando as craibeiras florecem bem, o próximo ano será bom de inverno”.

Sinônimos:
Tecoma caraiba Mart.
Tabebuia aurea (Silva Manso) Benth. & Hook. f .ex S. Moore., Bignonia aurea Silva Manso.
Tecoma caraíba Mart., Tecoma squamelluosa DC., Tecoma argêntea Bur. ex K. SCH., Tabebuia argêntea (Bur. ex K. Sch.) Britt., Tecoma caraíba var. squamelluosa (DC) Bur. et K. Sch., Handroanthus caraíba (Mart.) Matto.
CEPA, NOVEMBRO - 2012
A Tabebuia caraiba (Família Bignoniaceae) conhecida popularmente como craibeira, caraiba, paratudo-do-campo, carobeira, craiba, ipê-amarelo-do-cerrado pode atingir até 20m quando em boas condições de solo e umidade, Pelo seu porte e beleza é muito usada em arborização urbana.No CEPA encontramos várias delas... 

Possuem casca grossa e  troncos tortuosos,  folhas opostas, longo-pecioladas. 5-7 digitadas, de folíolos oblongos ou lanceolado-oblongos, coriáceos.  Suas flores são grandes e aromáticas. Possuem sementes aladas, sendo a dispersão das sementes  feita pelo vento (anemocoria).Sua madeira é usada  para carpintaria, vigamento de casas, cabo de ferramenta, esquadrias, móveis e serviços diversos.

FOTO http://pt.wikipedia.org/wiki/Paratudo




Um comentário:

  1. De fato essas informações procedem aqui em Alagoas, pois moro em Maceió e tenho contemplado a beleza desta árvore neste período, e como profissional Guia de Turismo apresento esta espécie a visitantes e turistas que aqui chegam!! E Suas flores nos enchem os olhos!! E o fato de eu ser uma nativa do Pantanal Matogrossense , é mais um aprendizado para a vida botânica!! Estou encantada com a Craíbeira!!

    ResponderExcluir