sexta-feira, 2 de novembro de 2012

MARIE CURIE: PRIMEIRA MULHER A GANHAR UM PRÊMIO NOBEL


Marie Sklodowska Curie (1867-1934): 

MULHER, MÃE, CIENTISTA E PIONEIRA.

Madame Curie foi a primeira mulher que recebeu, juntamente com seu marido, Pierre Curie, e com o cientista Becquerel, o Nobel de Física,em 1903. Mas não parou por aí, ela também foi a segunda pois em 1911, novamente ganhou o Nobel de Química pela descoberta dos elementos tório, rádio e polônio. Ela também foi a primeira mulher na história a ser laureada com o prêmio.

Seu nome de batismo era Marya Salomea Sklodowska, nasceu na Polônia, filha do professor de física Wladislaw Sklodowska e de Bronislwa Sklodowska, professora e diretora de escola, num momento em que o país estava sob domínio da Rússia. Ela nasceu em 7 de novembro de 1867, na Capital Varsóvia. Chamada de Marya trocou o nome para “Marie”, de acordo com a grafia francesa, quando estudou na França. Sua infância foi quase sempre tensa e infeliz. A Rússia e a Alemanha tinham dividido a Polônia entre si e estavam tentando destruir todos os vestígios de nacionalismo e cultura polonesa. O chanceler Otto Von Bismarck da Prússia escreveu: “Esmaguem os poloneses até o último fio de vida. Sinto muito por eles, mas, se quisermos sobreviver, nossa única saída é exterminá-los.” Na Polônia czarista, Marie Curie aprendeu logo que demonstrar emoções poderia ser perigoso. Centenas de mulheres polonesas eram violentadas por exércitos inimigos. Havia muito preconceito com as mulheres gentílico POLACA, pois eram vistas como prostitutas , por grande parte do mundo. 
Essa mulher FORTE, venceu o preconceito e deu, literalmente, sua vida em nome da ciência. É sobre Marie Curie que estaremos fazendo os próximos posteres semanais. Vamos pesquisar, conhecer e divulgar a biografia de uma mulher que mudou a história da humanidade e que pagou o preço com a sua  própria vida. 

Um comentário: