segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Educomunicação Socioambiental

Você deve estar  perguntando o que é isto, não é mesmo?
Pois é, mas quando você entrou no meu blog, você automaticamente já está inserido neste contexto. 
Conhecida abreviadamente como Educon, a EDUCOMUNICAÇÃO é uma metodologia pedagógica que propõe o uso de recursos tecnológicos modernos e técnicas da comunicação na aprendizagem através de meios de mídia. É um conceito na interface Educação e Comunicação.
O Programa Nacional de Educação Ambiental (ProNEA), adota, como uma de suas linhas de ação, a “Comunicação para a Educação Ambiental” e a descreve como: “produzir, gerir e disponibilizar, de forma interativa e dinâmica, as informações relativas à Educação Ambiental”.
São objetivos da Educomunicação Socioambiental:
  • Estimular e difundir a comunicação popular participativa no campo da Educação Ambiental brasileira, com o fim de fortalecer a ação educadora coletiva pela sustentabilidade. 
  • Contribuir para a elaboração e a implementação de uma Política Nacional de Comunicação e Informação Ambiental. 
Então, partindo deste pressuposto, você que utiliza blogs,sites, vídeos, fotos, reportagens para aprendizagem através da mídia está envolvido com educomunicação. E, em especial, no caso do nosso blog Educomunicação Socioambiental.

EDUCOMUNICAÇÃO  SOCIOAMBIENTAL NA ESCOLA

A educomunicação diversifica o processo de aprendizagem, tornando-o mais prazeroso.  Vivemos na Sociedade da Informação e do Conhecimento. A criatividade humana converge hoje para as tecnologias da informação, do conhecimento e da mídia. Estamos todos conectados e globalizados. Um fato que temos de aceitar: nossos alunos estão anos luz a nossa frente quando se trata de tecnologia. Então, por que não aproveitar isto no processo ensino aprendizagem? A gente pode propor que eles produzam comunicação na escola, através de rádios, vídeos, jornais, blogs, peças teatrais...enfim,, podemos tratar das questões socioambientais,  de forma dinâmica e que envolva de maneira ativa os estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário