quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

ÓCIO CRIATIVO



Férias, tempo de usufruir da liberdade com autonomia e sabedoria, período de deixar a mente viajar em seu ócio criativo.
 A plenitude da atividade humana é alcançada somente quando nela coincidem, se acumulam, se exaltam e se mesclam o trabalho, o estudo e o jogo; isto é, quando nós trabalhamos, aprendemos e nos divertimos, tudo ao mesmo tempo. ... É o que eu chamo de ócio criativo, uma situação que, segundo eu [penso], se tornará cada vez mais difundida no futuro.
Domenico de Masi

“Ócio: 1. Descanso do trabalho, folga, repouso; 2. Tempo que se passa desocupado; vagar, quietação, lazer, ociosidade; 3. Falta de trabalho; desocupação, inação, ociosidade; 4. Preguiça, indolência, moleza, mandriice, ociosidade; 5. Trabalho mental ou ocupação suave, agradável” (Verbete do Dicionário Aurélio).
 Estarei entrando em férias, mas nem por isso deixarei de postar no blog. Afinal, nele eu aprendo, trabalho e me divirto muito. Segundo o sociólogo italiano Domenico de Masi, autor do  livro Ócio Criativo, trabalho, estudo, jogo e lazer devem caminhar juntos. Neste período, desejo intensificar mais a  introspecção, a amizade, o amor, as atividades lúdicas, a ecologia, a paz, a convivência pacífica, o que, inteligentemente Domenico de Masi chama de ócio criativo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário