segunda-feira, 1 de abril de 2013

A História do "Dia da Mentira': 1º de Abril

Quando criança não gostava do 1º de Abril. Como nunca estava atenta a data, sempre caia nas "pegadinhas" do dia da mentira. Mas, por que 1º de Abril é conhecido como o dia da mentira?
Claro que fui pesquisar esta resposta e tem haver com ciência. 

Você sabe o que é equinócio?
A palavra equinócio vem do latim, aequus (igual) e nox (noite), e significa "noites iguais", ocasiões em que o dia e a noite duram o mesmo tempo.Os equinócios ocorrem nos meses de março e setembro quando definem mudanças de estação. Em março, o equinócio marca o início da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Em setembro ocorre o inverso, quando o equinócio marca o início do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul.

O que isto tem haver com o 1º de abril?
O ano novo era celebrado no equinócio da primavera (dia 21 ou 22 de março) e as comemorações duravam cerca de uma semana, sendo o primeiro dia útil do novo ano 1º de abril. Em 1564 o Rei da França, Carlos IX, declarou que começaria a usar o calendário Gregoriano, onde o ano novo iniciaria em 1º de Janeiro. Muitos, porém, continuaram comemorando o ano novo na data antiga. Estes "desinformados" passaram a sofrer gozações e chacotas. Alguns eram convidados para festas de ano novo que não existiam. Daí o 1º de abril virou o dia da mentira.

Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Equin%C3%B3cio
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/e-mentira/

Nenhum comentário:

Postar um comentário