sábado, 20 de abril de 2013

CONVÍVIO ENTRE SAGUIS E PESSOAS EM ALAGOAS

Assisti uma reportagem hoje sobre um senhor que alimenta saguis que ficaram isolados em bancos de areia, formados na Barra Nova - Litoral Sul do Estado de Alagoas. Veja a matéria clicando no link.
Aqui em Alagoas este tipo de sagui é o mais comum e conhecido. Quinta-feira mesmo, estava indo trabalhar quando ao parar em um semáforo, observei um movimento nos fios da rede elétrica (perto da praça Centenário) eram saguis atravessando a rua. Fiquei pensando que quanto mais a cidade cresce, menor será seu espaço natural. Entre uma árvore e outra: fios de alta tensão, com risco de morrerem eletrocutados.

Os saguis alimentam-se de insetos, aranhas, pequenos vertebrados, ovos de pássaros, frutos, enfim são ONÍVOROS.  Estes aqui, viraram o copo e beberam o guaraná da minha irmã.

De hábitos diurnos os saguis são muito ágeis e inteligentes, eles são adaptados à vida saltatória arbórea. Saltam com facilidade devido à forte propulsão das patas posteriores. Costumam descer ao solo à procura de insetos e também para beber água.
Nas fêmeas a maturidade sexual é atingida aos 18 meses e nos machos aos 24. O período de gestação varia entre 140 a 160 dias, depois de um ciclo estral de cerca de 15 dias. Nascem dois filhotes a cada gestação. Vivem em bandos de 5 a 15 indivíduos. 
Sagüis também são gumívoros, alimentam-se da goma que roem com seus incisivos inferiores, de árvores gumíferas, como as amendoeiras. Utilizam boa parte de seu tempo na obtenção de extratos provenientes de árvores, principalmente no período de estiagem, que é uma fonte de energia.
Quando ameaçados, emitem guinchos muito agudos,alertando o grupo. Protegem o território de outros grupos com sons.

Referência
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sagui-de-tufos-brancos
http://www.planetzoo.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=179&Itemid=293

Nenhum comentário:

Postar um comentário