quarta-feira, 17 de abril de 2013

DIA NACIONAL DA BOTÂNICA - 17 DE ABRIL

Olha que interessante: Meu filho, Thiago, chegou ontem do Rio de Janeiro, 
nossa cidade natal e trouxe várias fotos de sua visita ao JARDIM BOTÂNICO. Acabei de ver as fotos e fui consultar o meu CALENDÁRIO AMBIENTAL (veja marcadores) e constatei que o hoje é o Dia da Botânica.



A palavra Botânica vem do grego botané, que significa "planta", que deriva, por sua vez, do verbo boskein: "alimentar". É o estudo científico da vida das plantas e algas. Como um campo da biologia, é também muitas vezes referenciado como a Ciência das Plantas ou Biologia Vegetal. 
O dia é dedicado ao botânico alemão Cari Friedrich Phillipp von Martius, consagrado o "Pai das Palmeiras" no Brasil. Um dos naturalistas mais famosos do século XIX, von Martius nasceu no dia 17 de abril de 1794 e chegou ao Brasil no dia 15 de julho de 1817, como parte de uma comitiva de intelectuais que acompanhava dona Leopoldina, esposa de dom Pedro I. Em três anos de estudos, ele explorou 12 mil espécies da flora brasileira. Até a data de sua morte, foram catalogadas 300 mil espécies do mundo inteiro, sendo a metade existente na bacia Amazônica. Phillipp von Martius morreu em 1868. O decreto que instituiu uma homenagem a ele também declarou a carnaúba, considerada a palmeira brasileira, como planta-símbolo do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Vou, então, compartilhar algumas destas fotos com vocês.


O Rio de Janeiro continua LINDO...
Alô Rio de Janeiro: Aquele abraço!!!!


Referências
Livro: A origem de Datas e Festas
Autor: Marcelo Duarte
Editora: Panda Books

Nenhum comentário:

Postar um comentário