domingo, 14 de abril de 2013

Reflexões de OUTONO

A natureza nos ensina com as estações: No outono os dias são mais curtos e observamos que em algumas árvores as folhas caem. É a vida que se renova através da senescência sazonal das folhas das plantas! Nesta época, as plantas usam uma estratégia para protegerem-se do frio que vem vindo: reduzem ao máximo o gasto energético deixando suas folhas caírem. 

Ao diminuírem a produção da clorofila, as folhas das árvores tornam-se amareladas ou avermelhadas. Ocorre então a produção de um hormônio chamado ácido abscísico, que se acumula na base da haste das folhas, o pecíolo, matando as células daquela região. O pecíolo acaba se rompendo e a folha cai, sem precisar mais ser alimentada pela árvore, que pode, então, usar essa energia para seu próprio aquecimento.As chamadas “cores de outono” (pelo menos em clima temperado) são resultado da mistura de três pigmentos: clorofila (verde), carotenóides (amarelo-laranja) e antocianina (vermelho-violeta).

LIÇÕES DE OUTONO:
  1. Aceitação: Deixe  ir o que tiver que ir e deixe ficar o que tiver que ficar.
  2. Tudo é belo no seu tempo certo: Há um tempo em que as folhas caem.
  3. Renovação: Tempo de renovar as esperanças.
  4. Desapego: É tempo de desapegar, de deixar morrer o velho para que algo novo possa nascer.
  5. O vento é o tempo! 
  6. Recomeçar, reconstruir, revigorar.


O único entendimento disponível, em alguns contextos, é aceitar que é impossível entender. É aceitar que é preciso desistir. É aceitar que os ponteiros da vida estão marcando a hora de soltar. É aceitar.

(Do texto "A lição da folha seca")

Nenhum comentário:

Postar um comentário