terça-feira, 9 de abril de 2013

Tempo, Tempo, Tempo, Tempo.


Como hoje estou meio nostálgica, vou transformar esta sensação em criatividade para o post, usando o tempo como pano de fundo. Em 2010  fiz um curso de cronobiologia.

Você já ouviu falar em cronobiologia?

Cronobiologia é o ramo da Ciência dedicado ao estudo da Biologia em função do Tempo. Mais especificamente: os ritmos e os fenômenos fisicos e bioquímicos, cíclicos e periódicos que ocorrem nos seres vivos. Ela estuda os ritmos biológicos dos seres vivos. Falando em seres humanos, os ritmos biológicos variam de pessoa para pessoa.  Há pessoas  que gostam de dormir e acordar cedo, por exemplo; outras preferem horários mais tardios. Estes ritmos são estudados pela cronobiologia.
Os ritmos biológicos (circadianos, infradianos e ultradianos) se manifestam em todas as variáveis de um organismo (moleculares, bioquímicas, fisiológicas e comportamentais) e em todas as espécies vivas, desde unicelulares até o homem.



 Circadianos (circa, próximo; dies, dia): Ritmos que se expressam em um período de aproximadamente 24 horas. Ex.Ciclo atividade-repouso (sono-vigília).
Infradianos: Períodos maiores que 28 horas. Ex. Ciclo menstrual
Ultradianos: Duram menos que 20 horas. Ex. Ciclo da fome e sede.


Podemos afirmar que os ritmos biológicos, tais como os observamos na natureza, são o resultado da interação entre relógios biológicos endógenos e a fatores ambientais externos aos quais os organismos estão submetidos. 

Referência

LOUZADA, F.M.; MENNA-BARRETO, L. O sono na sala de aula: Tempo escolar e tempo
biológico. Rio de Janeiro: Vieira & Lent, 2007. 144p.

http://www.ufpa.br/lobio/Resumoscongressos/Fundamentosevolutivosdaritmicidadebiologica.pdf

http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/resumos/R0683-3.pdf





Nenhum comentário:

Postar um comentário