terça-feira, 11 de junho de 2013

Carta de um Químico Apaixonado

Aproveitando o pretexto do DIA DOS NAMORADOS, que tal trabalhar alguns termos químicos e a Tabela Periódica em sala de aula?

Na II OFICIÊNCIAS fizemos uma discussão sobre como poderíamos usar esta CARTA DE UM QUÍMICO APAIXONADO em sala de aula. 

A CARTA

Berílio Horizonte, Zinco de Benzeno de 2013 

Querida Valência,

Não estou sendo precipitado e nem desejo catalisar nenhuma reação irreversível entre nós dois, mas sinto que Estrôncio perdidamente apaixonado por ti. SaBismuto bem que te amo. De Antimônio posso te assegurar que não sou nenhum érbio e que traBário muito para levar uma vida estável
Lembro-me de que tudo começou nUranio passado, com um Arsenio de mão, quando atravessávamos uma ponte de hidrogênio. Estavas num carro prata, com rodas de magnésio. Houve uma atração forte entre nós dois, acertamos os nossos coeficientes, compartilhamos os nossos eletros, e a ligação foi inevitável. Inclusive depois, quando te telefonei, respondeste carinhosamente: " Protão, com quem tenho o praseodímio de falar?". 
Nosso namoro é Cério, estava Índio muito bem, como se morássemos num palácio de ouro, e nunca causou nenhum Escândio. Eu Brometo que nunca haverá Gálio entre nós e até já disse quimicasaria contigo. Espero que não estejas saturada, pois devemos fazer uma reação de adição e não de substituição
Soube que a Ines te contou que eu a emBromo: Manganês cuidar do seu Cobre e acrediteníquel digo, pois saiba que eu nunca agi de modo estanho. Caso algum dia apronte alguma, eu sugiro que procure um avogadro e que me metais na cadeia
Sinceramente, não sei por que estás a procura de um processo de separação, como se fossemos misturas e não substâncias puras! Mesmo sendo um pouco volátil, nosso relacionamento não pode dar erradio. Se isso acontecesse, Iridio emboro urânio de raiva. Espero que não tenhas tido mais contato com o Hélio (que é um nobre!), nem com o Túlio e nem com os estrangeiros ( Germânio, Polônio e Frâncio). Esses casos devem sofrer uma neutralização ou, pelo menos, uma grande diluição. 
Antes de me deitar, ainda com o abajur acesio, descalcio meus sapatos e mercúrio no silício da noite, pensando no nosso amor que está acarbono e sinto-me sódio. Gostaria de deslocar este equilíbrio e fazer com que tudo voltasse à normalidade inicial. Sem ti minha vida teria uma densidade desprezível, seria praticamente um vácuo perfeito. És a luz que me alumínio e estou triste porque atualmente o nosso relacionamento possui pH maior que 7, isto é, está naquela base
Aproveito para lembrar que me deves devolver o meu disco da KCl
Saiba, Valência, que não sais do meu pensamento, em todas as suas camadas
Abrácidos do 
Marce lantânio



ATIVIDADES SUGERIDAS

  1. Marque no texto todas as palavras relacionadas ao conteúdo de Química:
  2. Identifique e coloque os símbolos dos elementos químicos encontrados na carta:
  3. Pesquise o significado de cada termo químico encontrado:
  4. Imaginando ser a VALÊNCIA, responda a carta para o Marcelantândio utilizando a mesma lógica da carta.
E ainda...

Para aprofundar esta aula sugiro a leitura do livro QUÍMICA DO AMOR, da Coleção Química no Cotidiano - Volume 1
Autores: Ivana Correa Ramos Leal
José Celestino Barros
Leandro Soter de Mariz Miranda

Ele foi lançado em 2011: Ano Internacional da Química. Para ter acesso ao livro clique neste link 
http://www.ciencias.seed.pr.gov.br/arquivos/File/sugestao_leitura/52quimica_amor.pdf


E que tal terminar a aula com a Música...
A Fórmula Do Amor de Leo Jaime.

Ainda encontro
A fórmula do amor...


Os alunos poderiam criar uma paródia desta música usando termos e elementos químicos.
 O que acham?

Nenhum comentário:

Postar um comentário