segunda-feira, 21 de julho de 2014

EU APRENDI. EU ENSINEI.

Tive a oportunidade de participar, hoje, de uma palestra com o tema  "A educação no Séc. XXI e o perfil das educadoras e educadores" proferida pelo filósofo, escritor, educador, palestrante e professor universitário Mario Sergio Cortella, no Centro de Convenções de Maceió. E como é bom beber na fonte e ouvir mais uma palestra deste brilhante educador!

O professor Cortella iniciou a palestra mencionando e lamentando a morte do grande escritor e educador Rubem Alves, que aconteceu sábado passado, 19, vítima de falência múltipla de órgãos. Mencionou que quando Paulo Freire voltou do Exílio, a reitoria da UNICAMP, cumprindo burocracias obsoletas, pediu ao Conselho Diretor, na pessoa do Professor Titular Rubem Alves um "Parecer sobre Paulo Freire". E que durante 17 anos, conviveu com Paulo Freire que foi seu orientador no Doutorado.

Para Cortella, o grande desafio da escola é não perder a validade! Estamos no Século XXI, fomos formados no século XX e muitas escolas usam métodos do século XIX. Precisamos ter medo de ficarmos ultrapassados!


"Na vida precisamos ter raízes e não âncoras".
Raízes nos alimentam, ancoras nos imobilizam.


Mencionou ainda, a velocidade das mudanças no mundo, que a cada dia o tempo parece mais acelerado e ainda brincou dizendo " Qualquer dia desses veremos Papai Noel vestido de colombina e distribuindo ovos de Páscoa", referindo-se a noção de tempo entre natal, carnaval e páscoa. Hoje, uma criança de seis anos, antes mesmo de ingressar na alfabetização formal, já assistiu cerca de cinco mil horas de TV e que a escola muitas vezes ignora este conhecimento. Muitas crianças de hoje são aceleradas, têm pressa e sofrem de ansiedade e quando chegam a escola, esta não está preparada para recebê-lo.


Destacou três virtudes que o educador do séc. XXI tem que incorporar em seu perfil: Coragem, humildade e esperança ativa.
Coragem de ser humilde e não subserviente. Devemos ter clareza em relação as dificuldades que temos, mas coragem para enfrentá-las. O medo é benéfico, nos protege; já o pânico , nos paralisa.
Humildade em  reconhecer que "ninguém é melhor que ninguém", destacou a frase de Gabriel García Marquez, que diz:







"Aprendi que um homem só tem o direito de olhar um outro de cima para baixo para ajudá-lo a levantar-se."
Esperança ativa, porque não há lugar para pessimismo na educação:
“A regra beneditina que eu mais gosto é a regra 34: É PROIBIDO RESMUNGAR! Não é proibido discordar, reclamar, debater. Todo resmungão adota uma postura pessimista. Resmungar é aquele que ao invés de acender a vela fica amaldiçoando a escuridão.

Coisa perigosa é o que ele chamou de "Síndrome do possível"... "Vou fazer o que é Possível...". NÃO!!! Devemos fazer o nosso melhor. (I will do my very best)
Encerrou sua palestra dizendo  um ditado chinês que diz que: "Se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando um pão, ao se encontrarem, eles trocam os pães; cada um vai embora com um. Porém, se dois homens vêm andando por uma estrada, cada um carregando uma ideia, ao se encontrarem, trocam as ideias; cada um vai embora com duas."
Quem sabe, é esse mesmo o sentido do nosso fazer: repartir ideias, para todos terem pão companheiros!
E ainda, "Homens são anjos com uma asa só, que só voam quando se juntam com outros"  

Um comentário:

  1. Olá, Glaucia.
    Estive a oportunidade de falar e ter o autógrafo no próprio livro deste homem brilhante - Sérgio Cortella.
    Aguardo suas notícias.
    Abraço.
    Célia Aroucha

    ResponderExcluir