sexta-feira, 1 de agosto de 2014

Febre Hemorrágica Ebola (FHE) mata mais de 700 pessoas na África Ocidental.

Nos filmes de ficção científica a disseminação veloz de um vírus  mata, em poucos dias, muitas pessoas espalhando-se como uma epidemia. As pessoas contaminadas são colocadas em quarentena e até os pesquisadores são vítimas do vírus letal.
Pior é constatar que isto é a realidade da África Ocidental em Países como Libéria, Nigéria, Guiné e Serra Leoa.Nestes Países mais de 700 pessoas já morreram este ano vitimadas pelo Ebola.

Fonte
Foto http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2014/07/1492841-medico-que-liderava-combate-ao-ebola-na-africa-morre-apos-contrair-o-virus.shtml

Em Serra Leoa, até o virologista especialista na Febre hemorrágica viral,Sheik Umar Khan, faleceu no dia 29, de Julho vítima do seu objeto de estudo.
O vírus Ebola é transmitido por contato direto com sangue, fluidos ou tecidos de pessoas ou animais infectados. A doença  se manifesta com febre repentina, fraqueza, dores musculares, dor de cabeça, hemorragias, vômitos e diarreia. Os sintomas podem aparecer de dois a 21 dias após o contágio. Ainda não há tratamento ou vacina para o Ebola. A doença é considerada uma das mais mortais que existem.  A taxa de fatalidade do vírus varia entre 25 e 90%, dependendo da cepa.
 Ebolavirus(EBOV) é um vírus de RNA, pertence a Família Filoviadae ao gênero Filovírus e são conhecidas cinco espécies, das quais quatro, causam infecção em humanos: Ebola- Zaire (ZEBOV), Ebola- Sudão(SEBOV) , Ebola- Bundibugyo (BDBV) e Ebola- Costa do Marfim(CIEBOV).  Os morcegos frugívoros da família Pteropodidae são considerados os hospedeiros naturais da doença."Na África, tem sido documentada a infecção através do contato com chimpanzés, gorilas, morcegos frugívoros, macacos, antílopes e porcos-espinhos infectados que foram encontrados mortos na selva", destaca a OMS. Quer saber mais sobre a virologia ebola clique neste link.

SURTO DE EBOLA - ALERTA MUNDIAL

Foto Wikipedia
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), esta é a pior epidemia da Febre Hemorrágica Ebola (FHE), pois já infectou mais de 1300 pessoa, causando mais de 700 mortes. Um ALERTA MUNDIAL as autoridades já que a doença é altamente contagiosa e letal.
Conhecido desde 1976, quando a doença foi identificada pela primeira vez, perto do rio Ebola no Zaire, atual Republica Democrática do Congo, quando  vírus Ebola vitimou 431 pessoas. Há registros ainda de epidemia e mortes em 1979,  1995, 2000, 2007. Sendo esta de 2014 a pior registrada na história, já que pela primeira vez, o vírus ultrapassou áreas rurais e chegou às capitais. O receio é que a  doença possa se espalhar como "rastro de pólvora."



Ebola victims being buried in West Africa.
Foto wingsdailynews



Nenhum comentário:

Postar um comentário